top of page
  • Foto do escritorInline Engenharia

Projeto da Requalificação do Edifício dos Antigos Paços de Concelho em Celorico de Basto

Atualizado: 11 de dez. de 2019





A INLINE ENGENHARIA desenvolveu o projeto de Fundações e Estrutura para a requalificação do Edifício dos Antigos Paços de Concelho em Celorico de Basto.

A intervenção ao edifício existente, constituído por uma cave e três pisos acima da cota de soleira, caracteriza-se pela ampliação da cave e pela demolição do núcleo de divisórias e pavimentos, mantendo as paredes de fachada.


Aquando da ampliação da cave foi necessário fasear a escavação de forma a não descalçar as paredes de alvenaria existentes. Devido à reduzida esbelteza das paredes das fachadas norte e sul foi prevista uma contenção de fachada.

Para a estrutura de pavimentos e paredes estruturais foram usados perfis metálicos do tipo laminado e do tipo enformado a frio (sistema tipo LSF).

Para o vigamento principal dos pisos usaram-se perfis laminados do tipo HEA e para o vigamento secundário utilizaram-se perfis em C enformados a frio sobre os quais apoiam os pavimentos em madeira.

As paredes de alvenaria de pedra existentes, em granito, foram reforçadas interiormente pela aplicação de um reboco estrutural e no coroamento das alvenarias existentes foram executados lintéis em betão armado.

A obra de requalificação tem orçamento aproximado de 750 mil euros e está em fase de construção.


531 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page