
A INLINE ENGENHARIA desenvolveu o projeto de Fundações e Estrutura para a requalificação do Edifício dos Antigos Paços de Concelho em Celorico de Basto.
A intervenção ao edifício existente, constituído por uma cave e três pisos acima da cota de soleira, caracteriza-se pela ampliação da cave e pela demolição do núcleo de divisórias e pavimentos, mantendo as paredes de fachada.
Aquando da ampliação da cave foi necessário fasear a escavação de forma a não descalçar as paredes de alvenaria existentes. Devido à reduzida esbelteza das paredes das fachadas norte e sul foi prevista uma contenção de fachada.
Para a estrutura de pavimentos e paredes estruturais foram usados perfis metálicos do tipo laminado e do tipo enformado a frio (sistema tipo LSF).
Para o vigamento principal dos pisos usaram-se perfis laminados do tipo HEA e para o vigamento secundário utilizaram-se perfis em C enformados a frio sobre os quais apoiam os pavimentos em madeira.
As paredes de alvenaria de pedra existentes, em granito, foram reforçadas interiormente pela aplicação de um reboco estrutural e no coroamento das alvenarias existentes foram executados lintéis em betão armado.
A obra de requalificação tem orçamento aproximado de 750 mil euros e está em fase de construção.
Comments